Pesquisar este blog

Quer adicionar um texto meu ao seu blog?
Será uma honra ter meu texto no seu blog, desde que você coloque os devidos créditos {Nathállia Freire - xodo.blog.br}, não modifique o texto (nem o utilize como chacota) e me avise.
;)

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PARTE 2 da série: Como fazer uma festa de 15 anos sem gastar muito - O LOCAL

Vou continuar hoje a nossa série "Como fazer uma festa de 15 anos sem gastar muito"! ;)

Hoje vou falar sobre local.
Mesmo que você já tenha definido o local da sua festa, não deixe de ler as dicas, que são bem esclarecedoras tanto a "como escolher" quanto a "será que escolhi bem?".

Buffet, espaço alugado, igreja, minha casa, casa de parentes ou amigos... Que lugar escolher?

A escolha do local vai depender muito de variáveis como: orçamento da festa, quantidade de convidados, tamanho do local, praticidade de decorar o ambiente, estilo da festa, entre outras.
Como estamos falando de festa bacana sem gastar muito, vou me basear nos espaços mais em conta. Nesse caso, buffet só é uma opção se você tiver um super amigo que trabalhe em buffet e que faça um super desconto para você.

Uma das opções mais baratas para quem quer um espaço bacana é uma igreja.
As igrejas geralmente são bem cuidadas, tem um espaço que pode ser muito bem aproveitado e não custam nada. Então, se você congrega uma igreja, peça ao pastor responsável por isso que deixe você utilizar o espaço da igreja e marque uma data. Mas, lembre-se: Escolha um dia e horário em que geralmenre não tenha programações na igreja e, se você se congrega nessa igreja, convide os mais próximos "na surdina" {avisando discretamente que o orçamento é pequeno para chamar todo mundo} ou faça uma festa mais simples, mas, que dê para convidar todos os membros da igreja. E, claro, chame vizinhos, parentes e amigos da debutante de outras igrejas, do colégio, de algum curso e por aí vai...

Faça uma lista de convidados consciente!

O que vai dizer quantas pessoas você pode convidar é o seu bolso e o estilo da festa.
Se você quer uma festa cheia de mimos, detalhes, decoração ou cardápio mais elaborado, vai ter uma lista de convidados menor. Se você quer uma festa com todos os amigos, parentes, colegas de classe, da debutante, o estilo da festa será mais modesto: menos mimos, detalhes, decoração mais simples e cardápio o mais barato possível.
Clique na imagem para ampliá-la

Não tenho dinheiro para alugar um buffet e não congrego uma igreja ou a minha igreja não tem estrutura suficiente para isso

Nesse caso, você pode alugar um espaço. Existem locais baratos, que não são muito bonitos, mas, que com uma decoração legal pode ficar bem bacana! Uma dica para disfarçar paredes mofadas ou não pintadas, por exemplo, são as malhas e cortinas!

Clique na imagem para ampliá-la
Não vou me aprofundar na decoração das paredes e como esconder os defeitos do ambiente agora. Com essas fotos, quero apenas mostrar que é possível transformar os espaços com pouco dinheiro e com criatividade.

O local define o estilo da festa?

Depende de quanto tempo, trabalho e criatividade você quer investir para transformar aquele ambiente.
Por exemplo: Se você escolher fazer em casa, terá que investir mais na decoração para transformar a sua sala, garagem, quintal (...) em um ambiente festivo do que se fizesse em uma igreja ou espaço alugado.

Se a festa for numa praia e você não pode gastar muito, com certeza a festa será mais informal, com convidados trajados mais à vontade, decoração mais simples, com flores mais modestas e detalhes em cores de praia {bege, marrom} ou tropicais {laranja, amarelo, vermelho}.

Se um parente ou amigo tem uma casa de praia, de campo ou uma sala ou quintal amplo que possa dispôr para a sua festinha, aproveite! Levante as mãos pro Céu e agradeça a Deus! E agradeça ao amigo! Principalmente se o espaço for bonito e bem cuidado.
Um lugar bonito e bem cuidado poupa tempo e dinheiro com decoração.

Mas, se você não tiver esse espaço bonito e bem cuidado, lembre-se que:
Uma festa simples pode ser feita em qualquer lugar, desde que caiba todos os convidados, o espaço seja bem aproveitado e a decoração tenha um tema definido.
Uma festa mais elaborada pode ser feita em qualquer lugar, desde que a decoração seja coerente com o estilo da festa e disfarce o máximo possível as imperfeições do local escolhido.

Na próxima etapa eu vou escrever sobre tema e como escolhê-lo.
Qualquer dúvida, me pergunte aqui ou na minha página do Xodó: https://www.facebook.com/Xodoh!

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, aqui.
Fique à vontade. ;)

xodo.blog.br